@PauloOfficial_

segunda-feira, 25 de março de 2013

Onda de tremores atinge ilha canária de El Hierro

MADRI, 25 Mar 2013 (AFP) - Mais de 800 tremores atingem a ilha vulcânica de El Hierro, localizada no arquipélago espanhol das Canárias. Um dos tremores atingiu 4,1 graus, nesta segunda-feira. 

Em 2011, o arquipélago já havia sofrido milhares de terremotos e uma erupção vulcânica.

O tremor mais forte, de 4,1 graus, foi registrado às 11h41 desta segunda-feira (horário de Brasília), a 16 quilômetros de profundidade no mar a oeste da ilha (a mais ocidental do arquipélago). De acordo com o Instituto Geográfico Nacional (IGN, na sigla em inglês), a área é a mais afetada pelos movimentos sísmicos.

Nesta última semana, a ilha está revivendo a experiência de 2011, com cerca de 800 terremotos registrados desde 18 de março. Embora boa parte deles não seja percebida pela população, a maioria foi acima de dois graus.

"Os tremores estão acontecendo no mar, ao oeste da ilha, mas são sentidos em El Hierro. São tremores associados a um processo vulcânico. Há tremores, porque há um fluxo magnético", disse à AFP um porta-voz do instituto.

No verão de 2011 (hemisfério norte), essa pequena ilha vulcânica de 10.000 habitantes e 287 quilômetros quadrados foi abalada por milhares de pequenos tremores até que, em 10 de outubro, um vulcão submarino entrou em erupção a cinco quilômetros da ilha, após um terremoto de 4,3 graus ocorrido dez dias antes na região. 

A erupção e os tremores provocaram diversas retiradas da população de El Hierro, que, desde então, acompanha com incerteza a atividade sísmica da ilha.

Fonte : Uol.notícias

0 comentários:

Postar um comentário